PUBLICIDADE AUDIOVISUAL PERSUASIVA FAST FOOD CHILDREN( POWERFUL ADVERTISEMENT) DE ACORDO COM A ABORDAGEM DE TELLIS(2004)
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Todos os dias nos deparamos com propaganda, anúncios publicitários, cada vez mais criativas buscando a persuasão, tentando convencer a algo. Embora a propaganda, anúncio publicitário tenham como um dos seus objetivos motivar ao consumo de algo , muitas vezes eles vão além disso, algumas vezes , com estratégias argumentativas afim de sensibilizar ao espectador, com emoções e dramas, envolvendo a interação entre os espectadores, evidenciando a ação aos acontecimentos .
Na propaganda Fast food and children[powerful advertisement] faremos uma reflexão à luz dos estudos aos atos retóricos , sobre a presença aos usos e os mecanismos de construção de sentidos na persuasão , seguindo os estudos de Tellis(2004). Assim esse trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as estratégias de persuasão do audiovisual que extrapolam os limites da linguagem verbal convencional.
Por meio da análise da propaganda audiovisual, buscaremos discutir sobre como é apresentada a persuasão, que é definida por Tellis(2004), como a mudança de atitude, comportamento ou opinião , conseguida através da razão ou de meios indiretos, como o uso de endossantes e a emoção, é apresentado na propaganda audiovisual.
Persuasão na Publicidade
Atos retóricos de Tellis 2004.
Os atos retóricos de Tellis(2004) ajudam na análise da persuasão na publicidade e a entender como eles são construídos através do uso de argumentos(logos), endossantes(ethos) e emoção(pathos).
Conforme Tellis a persuasão por meio de argumentos apelam a razão e é apoiada por evidências.
Apresentaremos a seguir a analise da propaganda Fast food and children [powerful advertisement]
Ao analisar a argumentação(logos)da propaganda audiovisual, seguindo os estudos de Tellis(2004), o anunciante cujo o proposito principal é educativo e não visa a venda de produto, seu objetivo é conscientizar ao consumo de alimentos saudáveis . Usando estratégias argumentativas comparativas, compara a comida industrializada com uso de drogas, que seria injetado no braço da criança, inferindo que a comida industrializada , consumida , seria o mesmo que injeta a droga, pois os alimentos industrializados não são saudáveis para o corpo humano, assim como a droga. A propaganda é rápida , com efeitos visuais e sonoros assustadores, chamando a atenção do leitor, como também transmitindo medo. Segundo Tellis(2004) o argumento é uma estratégia persuasiva para convencer o espectador nas publicidades, apelando para a razão e para evidências objetivas. Tellis argumenta que os anunciantes se valem de diferentes estratégias argumentativas. A propaganda aqui analisada, afim de reforçar os argumentos , utilizam o cenário, escuro e triste, com uma música que remente medo ou suspense, ambiente não apropriado para uma criança feliz e saudável. Diferentes estratégias voltadas a emoção(pathos) foram utilizadas parta despertar atenção , o método foi o drama, com apelo ao não consumo da alimento industrializado , fazendo comparações explicitas e implícitas, ao uso de drogas injetadas na criança, de alguma forma , ou injetada ou inserida, visando o convencimento pela sugestão indireta. O efeito musical, exige uma ação do leitor, a expressão facial dos personagens , interpretando um evento do cotidiano de mãe e filhos, transmitem medo, preocupação e suspense. O anunciante ainda utiliza de frases reflexivas em relação ao consumo desses alimentos, comparando a lixo.
Conforme Tellis a emoção pode ser evocada através de vários meios, como a utilização de personagens, séries de eventos , música ou humor. Tellis(2004,P148).
Seguindo os estudos de Tellis os endossantes podem ser agrupados em três classes: especialistas, celebridades e endossantes leigos, cada um deles tem características e papeis especiais no processo de comunicação .Os endossantes da propaganda são leigos, alguém que é inicialmente desconhecido , o que torna mais próximo do espectador, ao colocar dois endossantes representando mãe e filho, deixando uma aproximação com o leitor.
REFERÊNCIAS.
Tellis, G. J. Effective advertising: Understanding When, how and why advertising works. California: Saga publications 2004.
O Conceito de intertextualidade surge no bojo da teoria literária, nos anos 60, com a proposição da crítica francesa Julia Kristeva de que todo texto é um mosaico de citações. Dentre os estudos de Mikhail Bakhtin (1929) com base no dialogismo, aponta que um texto só pode ser compreendido por meio do diálogo estabelecido com outros textos. Conforme Cavalcante(2012) a intertextualidade ocorre por relações de copresença e por relação de derivação. Seguindo a perspectiva do dicionário de Análise do Discurso, a intertextualidade designa ao mesmo tempo, uma propriedade constitutiva de qualquer texto e o conjunto de relações explicitas ou implícitas que o texto determinado mantém com o outro Mediantes essa considerações em relação ao termo intertextualidade podemos concluí, que uma texto sempre estará dialogando com outro , a intertextualidade é um recurso linguístico discursivo que se refere a construção de novos textos ou de novos sentidos a textos que já foram construídos anteriorment...
Comentários
Postar um comentário