PUBLICIDADE AUDIOVISUAL PERSUASIVA FAST FOOD CHILDREN( POWERFUL ADVERTISEMENT) DE ACORDO COM A ABORDAGEM DE TELLIS(2004)

 Todos os dias nos deparamos com propaganda, anúncios publicitários, cada vez mais criativas buscando a persuasão, tentando convencer a algo. Embora a propaganda, anúncio publicitário tenham como um dos seus objetivos motivar ao consumo de algo , muitas vezes eles vão além disso, algumas vezes , com estratégias argumentativas afim de sensibilizar ao espectador, com emoções e dramas, envolvendo a interação entre os espectadores, evidenciando a ação aos acontecimentos .

Na propaganda Fast food and children[powerful advertisement] faremos uma reflexão à luz dos estudos aos atos retóricos , sobre a presença aos usos e os mecanismos de construção de sentidos na persuasão , seguindo os estudos de Tellis(2004). Assim esse trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as estratégias de persuasão do audiovisual que extrapolam os limites da linguagem verbal convencional.

Por meio da análise da propaganda audiovisual, buscaremos discutir sobre como é apresentada a persuasão, que é definida por Tellis(2004), como a mudança de atitude, comportamento ou opinião , conseguida através da razão ou de meios indiretos, como o uso de endossantes e a emoção, é apresentado na propaganda audiovisual.


                                      Persuasão na Publicidade 

                                   


 Atos retóricos de Tellis 2004.

Os atos retóricos de Tellis(2004) ajudam na análise da persuasão na publicidade e a entender como eles são construídos através  do uso de argumentos(logos), endossantes(ethos) e emoção(pathos).

Conforme Tellis a persuasão  por meio de argumentos apelam a razão e é apoiada por evidências.

Apresentaremos a seguir a analise da propaganda Fast food and children [powerful advertisement]

Fonte: <https://www.youtube.com/watch?v=0K3F_53Sn34&t=24s> 
Ao analisar a argumentação(logos)da propaganda audiovisual, seguindo os estudos de Tellis(2004), o anunciante cujo o proposito principal é educativo e não visa a venda de produto, seu objetivo é conscientizar ao consumo de alimentos saudáveis . Usando estratégias argumentativas comparativas, compara a comida industrializada com uso de drogas, que seria injetado no braço da criança, inferindo que a comida industrializada , consumida , seria o mesmo que injeta a droga, pois os alimentos industrializados não são saudáveis para o corpo humano, assim como a droga. A propaganda é rápida , com efeitos visuais e sonoros assustadores, chamando a atenção do leitor, como também transmitindo medo. Segundo Tellis(2004) o argumento é uma estratégia persuasiva para convencer o espectador nas publicidades, apelando para a razão e para evidências objetivas. Tellis argumenta que os anunciantes se valem de diferentes estratégias argumentativas. A propaganda aqui analisada, afim de reforçar os argumentos , utilizam o cenário, escuro e triste, com uma música que remente medo ou suspense, ambiente não apropriado para uma criança feliz e saudável. Diferentes  estratégias voltadas a emoção(pathos) foram utilizadas parta despertar atenção , o método foi o drama, com apelo ao não  consumo da alimento industrializado , fazendo comparações explicitas e implícitas, ao uso de drogas injetadas na criança, de alguma forma , ou injetada ou inserida, visando o convencimento pela sugestão indireta. O efeito musical, exige uma ação do leitor, a expressão facial  dos personagens , interpretando um evento do cotidiano de mãe e filhos, transmitem medo, preocupação e suspense. O anunciante ainda utiliza de frases reflexivas em relação ao consumo desses alimentos, comparando a lixo.
Conforme Tellis a emoção pode ser evocada através de vários meios, como a utilização de personagens, séries de eventos , música ou humor. Tellis(2004,P148). 


 Seguindo os estudos de Tellis os endossantes podem ser agrupados em três classes: especialistas, celebridades e endossantes leigos, cada  um deles tem características  e papeis especiais no processo de comunicação .Os endossantes da propaganda são leigos, alguém que é inicialmente desconhecido , o que torna mais próximo do espectador, ao colocar dois endossantes representando mãe e filho, deixando uma aproximação com o leitor.

REFERÊNCIAS.
Tellis, G. J. Effective advertising: Understanding When, how and why advertising works. California: Saga publications 2004.

https://www.youtube.com/watch?v=0K3F_53Sn34&t=24s> 

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