A INTERTEXTUALIDADE MULTIMODAL COM PERSUASÃO NA PUBLICIDADE.
Um gênero bastante produzido e consumido no contexto da sociedade contemporânea, marcada pelo uso de recurso multimodais , com intertextualidade e persuasivo é a Publicidade , devido à grande divulgação de produtos e serviços visando a aquisição de rendas. Utilizando do mercado audiovisual, espaço no qual ocorre a produção e a comercialização de conteúdos produzidos para serem, exibidos na mídia.
Essa atividade tem apresentado um crescimento forte e sustentado, tornando-se um segmento estratégico para a economia do país é uma potência na geração de renda. Um dos desafios para a Publicidade é manter esse conhecimento conciliando o raciocínio objetivo da indústria com o pensamento subjetivo da criação.
O objetivo desse estudo consiste em analisar com base a Publicidade audiovisual sobre intertextualidade segundo os estudos de Bazerman(2004) e analisar no viés da persuasão seguindo os estudos de Tellis(2004), para tanto selecionamos o texto referente ao clip Thriller, Michael Jacksom ( oficial music video) e o novo comercial da SKY 2013 Mansão SKY.
Como ponto de partida à analise apresentaremos algumas definições defendidas por alguns teóricos.
PUBLICIDADE.
A palavra Publicidade deriva do latim publicus e significa o ato de tornar algo público, seja uma ideia ou um fato. A Publicidade é basicamente, a difusão de uma ideia que, através de algum meio de comunicação, busca influenciar alguém a comprar algum produto ou serviço, criando nesse alguém o sentimento de desejo pelo o que é anunciado.
Segundo Sant´Anna et. al.(2003) a Publicidade visa, também, destacar aspectos que diferenciam o produto de seus concorrentes. De acordo com Muniz (2004) os primeiros vestígios da Publicidade foram encontrados em Pompéia e datam o inicio da Antiguidade Clássica. Nesse período inicial da Publicidade, que se prolonga até a Idade Média, ela era feita oralmente e anunciava a venda de escravos, gado e outros produtos.
Benjamim (1994, p 30-31) esclarece que a Publicidade pode ser definida como qualquer forma de oferta comercial e massificada, tendo um patrocinador identificado e objetivando direta ou indiretamente a promoção de produtos ou serviços com a utilização de informações ou persuasões.
A partir das Publicidades é possível observar que os anúncios, tanto no texto quanto na imagem, procuram transmitir alguma coisa e, muitas vezes, ainda transformar o pensamento de alguém, seja para consumir ou para fazer refletir sobre problemas sociais, tudo por meio de um texto racional ou emocional.
TEXTO MULTIMODAL FERRAMENTA PODEROSA PARA A PUBLICIDADE.
Dionísio(2007) define o texto multimodal como um processo de construção textual ancorado na mobilização de distintos modos de representação. Isso remete não apenas aos textos escritos, mas também aos textos orais, visuais, sonoros , gestuais, esses textos são muito usados em Publicidades.
O texto multimodal consiste em uma construção textual calcada na conexão, união de elementos provenientes de diferenciados registros da linguagem. Os textos multimodais mais utilizados nas Publicidades são os que estão pautados na junção de elementos alfabéticos e imagéticos ( leia-se linguagem verbal escrita e visual, respectivamente). O gênero Publicidade traz consigo textos multimodais, materializados em signos alfabéticos,( letras, palavras e frases) e signos semióticos ( imagéticos e visuais) na sua construção materialização de múltiplas e diversificadas semioses.
INTERTEXTUALIDADE
A intertextualidade é um recurso linguístico discursivo que se refere à construção de novos textos ou de novos sentidos a textos que já foram construídos anteriormente.
De acordo com o Dicionário de Análise do Discurso, a intertextualidade designa, ao mesmo tempo, uma propriedade constitutiva de qualquer texto e o conjunto de relações explicitas ou implícitas que um texto determinado mantém com outro.
A intertextualidade é definida por Bazerman( 2021, p 142), como uma relações explicitas e implícitas que um texto ou um enunciado estabelecem com os textos que lhe são antecedentes, contemporâneos ou futuros ( em potencial) . Sendo assim concluímos que a intertextualidade pode se manifestar de formas diferenciadas e produzir efeitos de sentidos também diversos.
PERSUASÃO
Tellis (2004, p 112) define a persuasão na publicidade, como a mudança de atitude, comportamento ou opinião conseguida através da razão ou de meios mais indiretos, como o uso de endossantes e emoção. Conforme Tellis( 2004, p 135, 136) a persuasão por meio de argumentos apela à razão e é apoiada por evidências , um argumento comparativo compara a marca a um padrão, como outra marca ou algum tipo de padrão geral mantido em uma indústria .
Ainda de acordo com Tellis o argumento ( logos) envolve a rota central da persuasão, ele convence um espectador de uma mensagem apelando para a razão e confiando em evidências. Os anunciantes podem usar muitas estratégias para persuadir os consumidores com argumentos e informações, Seguindo os estudos de Tellis (2004) seis delas são importantes o suficiente para merecerem discussão: comparativos, refutacionais, retóricos, inoculativos, suporte e enquadramento.
Assim , com base teórica fundamentada, apresentaremos primeira o videoclipe da música Thriller de Michael Jackson, com um pequeno resumo do videoclipe, em seguida o vídeo de um comercial da SKY (2013) que possivelmente, faz a intertextualidade com o videoclipe da música Thriller de Michael Jachson.
O videoclipe foi dirigido por John Landis e estreou na MTV em 02 de dezembro de 1983, com 12 minutos de duração, com efeitos especiais marcantes e homenagem a mitos de terror, como lobisomem e zumbis, foi o mais caro vídeo produzido até então, o valor da produção foi estimado na época em USS 500 mil. O vídeo clip Thriller ganhou o Grammy de melhor vídeo musical longo e também conquistou três prêmios no MTV Vídeo Music Awards ( VMA), além disso, o clipe foi incluído em 2009 no Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por ser considerado como o vídeo musical mais famoso da história. Até hoje continua sendo uma referência audiovisual e motivação na produção dos mesmos.
Comercial da SKY intertextualidade com a Thriller .
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