ANÁLISE DA PROPAGANDA: BOMBRIL É 10- PELÉ, UM TEXTO MULTIMODAL.

 O presente trabalho tem como analisar a propaganda da marca Bombril '' Bombril é 10- Pelé '' que apresenta textos multimodais, com a presença de um jogador famoso de futebol Pelé, verificando a relação dos sujeitos envolvidos no discurso e quais os sentidos apresentados no contexto, envolvendo a mensagem apresentada. Deve-se frisar que a propaganda estabelece uma interação com o leitor, na medida que tenta persuadi-lo para o consumo do produto, mostrando o tão interessante ele é. Nesse sentido, a mensagem associada ao texto produzido se tornam imprescindíveis para obtenção dos objetivos. Aqui será analisado as estratégias utilizadas e quais os objetivos proposto na mensagem, baseado nos estudos de Lim-Fei.

 Propaganda Bombril é 10- Pelé.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=J2ETumtpPQ

Os estudos apresentados por Lim-Fei (2017), são baseados na abordagem sistêmica de Halliday(1994), que é uma teoria do significado, como escolha, pela a mensagem, ou qualquer outro sistema semiótico é interpretado como redes de opções interligadas e também oferece um vocabulário para descrever textos multimodais.

 Lim- Fei e Tan(2017) indicam uma abordagem sistêmico- funcional na qual podemos analisar textos multimodais. E essa abordagem propõe  que os textos multimodais são analisados sob três perspectivas: forma, envolvimento e mensagem. Portanto, analisaremos apenas a mensagem da propaganda Bombril é 10- Pelé.

A mensagem a ser dirigida ao receptor contém inúmeros elementos de diferentes dimensões nos sentidos linguísticos , visual, espacial, gestual e auditivo. A mensagem é dirigida com propósito educacional, entretenimento ou econômico.

Segundo a proposta de Lim (2017) a mensagem pode. ter caráter apelativo, poder/ razão/emoção.

partir das considerações de Lim- Fei passaremos para a analise da propaganda.

A propaganda analisada é de uma esponja de aço muito famosa Bombril, a propaganda exibe a participação do jogador Pelé, o qual em momento da propaganda fala do produto.

O PROPÓSITO

O propósito da mensagem pode ser indicado como econômico. Aqui vemos que o propósito predominantemente é vender o produto, no entanto ao produzir a propaganda publicitária a mensagem aparece com um pouco de entretenimento, como uma forma divertida dos participantes com relação ao produto exposto. Segundo Lim-Fei as escolhas de linguagem e imagem cumprem os propósitos do texto, o público e o contexto, e como essas escolhas funcionam juntas na organização e desenvolvimento de informações e ideias. Textos multimodais chamam  atenção por várias estratégias utilizadas em sua produção , nos anúncios publicitários é comum o uso integrado em suas mensagens , afim de estabelecer uma ligação com o consumidor.

O APELATIVO


O apelativo é caracterizado pela persuasão do Ethos( poder e confiança na autoridade), Logos(razão) e Pathos( emoção). Na propaganda  apresenta a persuasão do poder e da credibilidade , que o participante convidado tem em relação ao público, fazendo uma comparação entre o produto ser o melhor do mundo e ao jogador que é considerado rei do mundo em relação ao futebol. Duas lideranças em uma única campanha publicitária , demonstrando o poder, na mensagem resolveram dar uma indireta no fenômeno (Ronaldinho), o termo fica em duplo sentido, pois poderia ser outro jogador famoso, rotulado fenômeno ou a concorrente direta no mercado de esponjas de aço (assolan). Demonstrando o poder do produto e o poder do participante jogador de futebol.

REPRESENTACIONAL

A propaganda analisada prioriza a representação inferencial , vemos que uma de suas propostas é levar o consumidor a associar a ideia de único e insuperável entre o produto e o jogador Pelé, ambos sendo 

inferidos ao contexto e informações já conhecidas pelos consumidores.

CONTEXTUAL

No contexto é apresentado a produção e a recepção da mensagem, no que se refere a produção , essa propaganda foi lançada em 1998, tornando se uma propaganda histórica e até a presente data consta com 44 mil visualizações.

REFERÊNCIAS

LIM, F. V. E TAN, K. Y. S.(2017). Multimodal, Translational Research: Teaching Visual Texts.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE: TECENDO O TEXTO.

PUBLICIDADE AUDIOVISUAL PERSUASIVA FAST FOOD CHILDREN( POWERFUL ADVERTISEMENT) DE ACORDO COM A ABORDAGEM DE TELLIS(2004)